sábado, 26 de novembro de 2011

Ford Del Rey

Del Rey foi um sedan de luxo da Ford lançado no início dos anos 80 e descontinuado dez anos depois, tendo sido substituido pelo Versailles. E um sedan grande, com 3 volumes bem definidos, opçao de 2 ou 4 portas e motor bem econômico, e sendo ate hoje um dos melhores carros ja produzidos pela Ford. O modelo era derivado do Corcel e na sua linha havia ainda a Belina e a picape Pampa, este último produzido até 1997.
De 1981 até 1984 foi disponibilizado nas versões Del Rey "Prata" e "Ouro", de duas e quatro portas, disponível também na versão station wagon. A partir de 1985 houve uma remodelagem estética e evolução mecânica, com o propulsor passando a ser denominado CHT. As versões passaram a ser denominadas como L, GL, GLX e Ghia (sendo a L e a Ghia com opção de duas ou quatro portas), e L, GLX e Ghia para a Belina (esta denominada Del Rey Scala). A partir de 1989 (já modelo 1990), com a criação da Autolatina, o propulsor CHT 1.6 foi substituido por um AP 1.8 da Volkswagen acompanhado da caixa de marchas com cinco marchas e reforço na suspensão, o que não otimizou muita coisa seu desempenho

A Ford tinha um grande problema a enfrentar no final dos anos 70. Como chegar a nova década com seus velhos e defasados carros com projetos oriundos da américa sem continuar a perder vendas para os modelos mais modernos dos concorrentes? Como o mercado estava em crise, não podiam investir pesado em um novo modelo, opção tomada na década de 70 quando trouxeram o Ford Maverick do mercado americano, opção revelada errada mais tarde, pois o projeto inicial era trazer o Ford Taunus. A solução foi apelar para a criação de um novo modelo, porém com uma plataforma existente no mercado nacional. As opções eram a criação de um carro com base no Maverick 4 portas, aumentando seu espaço traseiro que era o maior problema do modelo, ou criar um produto com base na plataforma do Corcel II, lançado 2 anos antes.

O Ford Del Rey debutou no final do ano de 1981, já como modelo 1982 e podia ser encontrado nas versões Prata e Ouro. Era um carro de acabamento refinado, e que lembrava seu irmão mais velho o Ford Corcel em construção, mas ao mesmo tempo remetia ao bom e velho Galaxie Landau. A versão mais completa vinha de série com itens que não eram comuns mesmo nos carros da sua categoria, como rodas de liga leve, vidros elétricos, travas elétricas nas portas, retrovisores com comando interno, bancos em veludo, farois de neblina, relógio digital localizado no espelho retrovisor central, entre outras coisas. O modelo recebeu cambio automático sensorizado como opcional em 1983, e em 1984 recebeu o motor CHT, uma revisão do antigo motor 1.6 de origem Renault que equipava o Corcel GT, e que foi revisado para equipar o recém chegado Ford Escort. O motor fez muito bem ao modelo que apesar de econômico, padecia nas acelerações e retomadas, sendo criticado pelos proprietários, e perdendo sempre nos comparativos com os concorrentes, na época, Chevrolet Opala, Volkswagen Santana e depois de 1985 na fase II o Chevrolet Monza.

Em 1985 a Ford fez algumas mudanças no modelo, que permaneceria praticamente intacto até o final da sua vida em meados de 1991. O já cansado sedan ganhou nova frente, semelhante a do Ford Corcel, com “grade aerodinâmica” e um spoiler que servia de moldura para os farois de neblina.O modelo passou a contar com outras denominações. Saia de linha o Prata e Ouro e entravam o GL como básico, GLX como intermediário e o Ghia como versão top de linha. Se ganhou em algumas coisas, perdeu o requinte das rodas de liga leve. Pelo menos o aro aumentou para 14 e foi o primeiro carro nacional não esportivo a utilizar perfil 60. O modelo 1987 trouxe os retrovisores elétricos e a volta da opção de rodas de liga-leve. Com a saida de linha do Ford Corcel no ano anterior, a Ford criou a versão L, de acabamento bem mais simples, para ocupar a lacuna entre o Escort e o Del Rey. Em 1988 o modelo não teve mudanças relevantes.

Fonte:wikipedia

Um comentário:

  1. Gostaria de ter uma ideia do valor de um Del Rey ano 90 em perfeitas condiçoes de uso, com todos os assessórios originais. Qualquer informação enviar pra esse e-mail. Obrigado.

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